Ritmos de Época 2017

Cartaz Ritmos de Época 2017

 

No curso dos últimos anos têm-se redescoberto em âmbitos científicos, a importância e o sentido do ritmo para o ser humano. Toda vida implica em ritmos; o conjunto de processos vitais é uma harmonia rítmica, tal como o Universo inteiro pulsa em ritmos. O próprio ser humano é uma conjunção de múltiplos ritmos diferentes.

Uma das características da atualidade é o alto grau de autonomia alcançado pelo ser humano frente aos ritmos naturais que outrora regiam e condicionavam sua vida e atividade e, por consequência, a organização de seu tempo. Essa autonomia permitiu-lhe desenvolver uma intensa e inusitada atividade, que enriquece notavelmente sua vida, e por outro lado, a falta de ritmo acarreta numa torrente de problemas.

Todo processo vivo de aprendizagem deverá necessariamente respeitar e fomentar um ritmo adequado. A Pedagogia Waldorf considera fundamental a alternância sadia e equilibrada entre concentração e expansão, entre atividade intelectual e prática, entre esforço e descanso. Assim se planeja o mais cuidadosamente possível, a partir desse ponto de vista, tanto a prática educativa anual, mensal, semanal e diária, como também cada uma das horas de aula, a fim de conseguir o ritmo adequado às fases de compreensão, assimilação e produção da aprendizagem.

Nos primeiros sete anos (na Educação Infantil), tempo e espaço serão vivenciados de forma bem orgânica e concreta, através do ritmo impresso pelas sequências de atividades propostas.

Esse ritmo é constituído basicamente de atividades de concentração e de expansão, que sucedem em constante dinâmica, acompanhando o ciclo da natureza em seu ritmo de inspiração e expiração, dia e noite, vida e morte, verão e inverno, etc. Através dessas atividades harmonizaremos as vivências de polaridades tais como: dormir e acordar, claro e escuro, dentro e fora, contração e expansão.

No dia-a-dia, as repetições de tarefas e de movimentos estabelecerão os hábitos – a memória inconsciente corporal que permanecerá por toda a vida.

O transcorrer da semana definido por atividades específicas de cada dia, possibilita a percepção qualitativa do tempo.

A passagem pelas estações do ano e suas festas é marcada por experiências bem concretas e pelo intenso processo de preparação para cada evento. Cultiva-se dessa forma o respeito pela natureza e a postura de reverência.

As atividades assim regidas com ritmo farão com que as crianças sintam-se mais tranquilas, seguras, com saúde, e, consequentemente prontas para aprender sempre o novo.

Baseando-se nesses fundamentos a metodologia do jardim de infância e do maternal Waldorf são planejadas e desenvolvidas através de atividades rítmicas anuais, mensais, semanais e diárias.

​Temos o RITMO DO DIA (dentro-sala/fora-pátio), que contempla o brincar livre dentro e fora, atividade pedagógica do dia, preparação do lanche junto à professora, roda rítmica, lanche, higienização, canções, história.

RITMO DA SEMANA, cada dia da semana acompanha a sua atividade: modelagem, aquarela, tear, produzir enfeites de sala para as épocas, jardinagem, marcenaria, lavar as roupinhas da sala, sempre no momento previsto.

O RITMO MENSAL, onde  num  período  aproximado de 4 semanas, são vivenciados diferentes temas (ou épocas), que  dão conteúdo  para as  histórias,  para a roda rítmica, nos enfeites de sala, na mesa de época, nas  músicas,  nas brincadeiras, nas atividades manuais que acompanham a época.

​Por fim temos o RITMO ANUAL, que tem a ver com as épocas do ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. Estas são acompanhadas pelas Festas Anuais do calendário cristão: Natal, Páscoa, São João, São Micael.

​Desta forma, o ritmo diário é permeado pelo ambiente, elementos e músicas de cada uma destas Épocas e Festas, trazendo assim para a criança uma vivência cultural e temporal através das imagens destes períodos.

​Tudo isso leva a criança a vivenciar e ajudar a preparar e a comemorar a festa do ano correspondente, que é a coroação de cada época.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s